Historial

A AILPcsh surgiu na sequência de onze Congressos LUSO-AFRO-BRASILEIROS DE CIÊNCIAS SOCIAIS cuja primeira edição remonta a 1990.

Com uma periodicidade tendencialmente bianual, os Congressos têm promovido o desenvolvimento de uma relevante comunidade de cientistas sociais de língua oficial portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tome e Príncipe e Timor Leste).

Desses Congressos têm resultado variadíssimas colaborações em pesquisas científicas e importantes publicações.

 Desde a sua primeira edição, em 1990, que o CONGRESSO LUSO-AFRO-BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS tem promovido o desenvolvimento de uma comunidade de cientistas sociais de língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tome e Príncipe e Timor Leste).

Organizado pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra no I CONGRESSO LUSO-AFRO-BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS criou-se um consenso sobre a relevância do intercâmbio científico entre pesquisadores de ciências sociais em língua portuguesa, tendo surgido a ideia da continuidade destes congressos. Assim se realizaram sucessivamente em São Paulo (1992), Lisboa (1994), Rio de Janeiro (1996), Maputo (1998), Porto (2000), Rio de Janeiro 2002, Coimbra (2004), Luanda (2006), Braga (2009), Salvador (2011).

(ver mais informação em CONGRESSOS ANTERIORES)