Home

Destaques PP

Nova direção assume a coordenação da Associação AILPCSH

Em 2015, os novos membros dos órgãos sociais da AILPcsh assumiram a direção da associação para o quadriénio 2015-2018 com o lema “por uma associação interveniente e dinâmica”. A criação em 2012 da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (AILPcsh) representou um marco na trajetória de realização do CONLAB – Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, que celebra em 2016 vinte e seis anos desde a sua primeira edição. Continuar e aprofundar este percurso, assume-se como imperativo de primeira grandeza para a atual gestão da Associação.

Um conjunto de iniciativas integram o plano de ação da atual diretoria, cujo objetivo é continuar a fortalecer linguagens, agendas e metodologias que ajudem a pensar, do ponto de vista das ciências sociais e das humanidades, este espaço geopolítico e geocultural que une países e povos que se exprimem em Português, e deste modo, expandir as possibilidades e espaços de sua atuação. A nova direção assume o compromisso com a dinamização da vida científica da associação, tornando-a um polo de iniciativas científicas no campo das ciências sociais e das humanidades em língua portuguesa, diversificando as suas atividades para além da realização dos congressos.

Pretende ainda democratizar o acesso aos congressos por parte das comunidades científicas dos países, de modo a criar as condições materiais, organizativas e científicas para que os congressos constituam momentos de referência para a reflexão e trabalho científico nas diferentes comunidades de investigadores deste espaço. Compromete-se na promoção da divulgação - em regime de acesso aberto, através da plataforma da associação – da produção científica realizada em língua portuguesa nos diferentes países. Assume o compromisso de aprofundar os contatos com redes internacionais de pesquisadores/as na área das ciências sociais e das humanidades, criando parcerias com as grandes entidades associativas nestes domínios científicos. 

A nova diretoria da AILPcsh reúne representantes de quatro continentes, oriundos de diferentes comunidades de cientistas sociais e das humanidades, e de diferentes disciplinas académicas.

site