Mais uma vez entre os meses de março e julho, a AILPcsh realiza o ciclo de homenagens Mulheres Cientistas Sociais que Inspiram, em que homenageia mulheres das ciências sociais e humanas pela sua trajetória acadêmica e ativismo social. Neste ano de 2022 vamos também homenagear Mulheres que Inspiram as Ciências Sociais e Humanas, que se destacam por seu empoderamento e engajamento nas lutas de seu tempo e a frente deste, e que assim tem inspirado pesquisas, potencializado diálogos de saberes, possibilitado melhor compreensão de processos, dinâmicas e realidades.
O marco inaugural de cada ciclo é o 8 de março, internacionalmente reconhecido como homenagem à luta de mulheres por direitos. No dia 31 de julho o ciclo 2022 será encerrado, no mês em que duas datas são também muito simbólicas: 25 de julho – Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha e 31 de julho – Dia da Mulher Africana.
Sempre é tempo de homenagear mulheres cientistas e ativistas na luta por direitos e dignidade humana. Assim, a AILPcsh faz esta singela homenagem a Mulheres Cientistas Sociais que Inspiram e Mulheres que Inspiram as Ciências Sociais.