Vem com a gente para a Conferência de Abertura do XV CONLAB no dia 26 de setembro de 2023, às 10h30, com a presença especial de ÂNGELA BENOLIEL COUTINHO, que é investigadora no IPRI / Universidade Nova de Lisboa e no CEIS20 – Universidade de Coimbra.

Tema da Conferência de Abertura: A investigação em ciências sociais como fator impulsionador das democracias: desenvolvimento de consciências críticas, conhecimento científico e sociedades plurais e inclusivas.

Mini biografia de Ângela Benoliel Coutinho

Obteve o doutoramento em História da África Negra Contemporânea pela Universidade de Paris I – Panthéon -Sorbonne, em 2005, sobre as trajectórias dos dirigentes do PAIGC (1956-1980). Foi docente na Universidade de Paris X – Nanterre, em França e em institutos de ensino superior privado em Cabo Verde. Foi bolseira de pós-doutoramento da FCT, e tem levado a cabo projectos de investigação financiados pela Fundação Rosa Luxemburgo (Alemanha), pelo World Monuments Fund (New York) pelo CODESRIA (Senegal). Colabora regularmente com o CIDAC (Portugal) e com a Fundação Amílcar Cabral (Cabo Verde). Publicou diversos artigos científicos e capítulos de livros e tem sido participante e co-organizadora de diversas conferências internacionais. Desde 2021 é colaboradora da RDP-África, no âmbito de programas dedicados à História de África e à História das últimas décadas do colonialismo português em África.