Saiba mais sobre a história da AILP–CSH.

Historial de Congressos

Tema: Utopias pós-crise. Artes e saberes em movimento.
Localização: Coimbra, Portugal.
Website do Congresso: Website

Data: 17 a 20 de Dezembro de 2018
Tema: África, Diásporas e o Diálogo Sul-Sul: Descolonizando as Ciências Sociais e Humanas.
Localização: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo – EFLCH/UNIFESP, na cidade de Guarulhos/São Paulo, Brasil.

Este congresso propôs uma reflexão em torno das várias Áfricas que compõem o mundo actual, dando prioridade aos estudos que se dedicam a compreender as diversas dimensões do conhecimento científico e do saber histórico sobre o continente, os deslocamentos, sentidos e significados que estes conhecimentos e saberes adquiriram para os diversos povos e civilizações do mundo.  Através dos diálogos Sul-Sul o congresso pretendeu colocar os saberes históricos e científicos do Sul em diálogo e em evidência. Se o colonialismo abrange as várias dimensões da vida humana, a descolonização não é uma mera questão territorial – ela passa pelas dimensões da descolonização dos corpos, a descolonização do olhar, a descolonização do poder, a descolonização do saber, e a descolonização do ser.

Publicações e Outros Documentos

Anais Electrónicos do Evento

Website

Data: 1 a 5 de Fevereiro de 2015
Tema:
“Imaginar e Repensar o social – Desafios às Ciências Sociais em Língua Portuguesa, 25 anos”
Localização: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa, Portugal

Este congresso procurou reflectir sobre a trajetória dos onze congressos anteriores, apontando os ganhos que as ciências sociais e humanas dos sete países tiveram e as pontes construídas para a sua consolidação enquanto áreas de saber e a busca de um maior protagonismo no espaço global da produção conhecimento, marcado por clivagens epistemológicas, teóricas e políticas condicionando, quando não subalternizando o fazer ciência em língua portuguesa.

Publicações e Outros Documentos

Silva, Isabel Corrêa da, Marina Pignatelli, and Susana de Matos Viegas. Livro de Atas do 1º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa, 2015. Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa, 2015. 

Website

Data: 31 de Julho a 03 de Agosto de 2011
Tema:
“Diversidades e (Des) Igualdades”
Localização: Campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia. Salvador – BA – Brasil

O congresso teve como tema “Diversidades e (Des)Igualdades” abarcando onze “eixos temáticos” ligados aos temas das religiosidades, direitos e cidadanias, cultura e pluralismos, saúde, memória,
territorialidades, conflitos, literaturas e artes, Estado, ciência
e recursos naturais. Foi neste congresso que, em Assembleia Geral, se criou a AILPcsh, tendo sido aprovados os seus estatutos e eleitos os órgãos sociais para o primeiro mandato da associação.

Website

Data: 4 a 7 de Fevereiro de 2009
Tema:
“Sociedades desiguais e paradigmas em confronto”
Localização: Universidade do Minho, Braga, Portugal

Sob o título “Sociedades desiguais e paradigmas em confronto”, o tema do congresso centrou-se na questão da diversidade e complexidade de realidades sociais em sociedades geográfica, histórica e sociologicamente diferenciadas como as lusófonas – desiguais entre si a nível territorial, económico, político e cultural. Os painéis problematizaram a globalização, confrontando as diversas mundividências e paradigmas teóricos em presença.

Publicações e Outros Documentos

Universidade do Minho, ed. X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais: Sociedades Desiguais e Paradigmas Em Confronto, Braga 4 a 7 de Fevereiro de 2009: Livro de Resumos. Braga: Universidade do Minho, 2009.

Website

Data: 2006
Tema:
“Dinâmicas, mudanças e desenvolvimento no século XXI”
Localização: Luanda

O tema deste congresso, “Dinâmicas, mudanças e desenvolvimento no século XXI”, abordou problemáticas com que se defrontam as sociedades modernas. Os painéis apresentados responderam a preocupações comuns aos países participantes possibilitando, ao mesmo tempo, expressões diferenciadas de identidades e idiossincrasias societais/nacionais.

Data: 16 a 18 Setembro 2004
Tema:
“A questão social no novo milénio”
Localização: Teatro Académico Gil Vicente, Coimbra, Portugal

Com o título “A questão social no novo milénio”, debateu-se um tema transversal que sempre foi objecto de reflexão no vasto leque das ciências sociais, seja no sentido da manutenção de mecanismos de integração social, seja no âmbito de processos de reivindicação por parte de sindicatos e movimentos sociais em vista de uma sociedade mais justa e solidária.

Publicações e Outro Documentos

Estanque, Elísio, Centro de Estudos Sociais, eds. A Questão Social No Novo Milénio: VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, Coimbra 16, 17, 18 Set 2004. Coimbra: CES-FEUC, 2004.

Website

Data: 2 a 6 de Setembro de 2002
Tema:
“As Linguagens da Lusofonia”
Localização: Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ)/Universidade Cândido Mendes

Ao definir como tema dominante “As Linguagens da Lusofonia”, a organização procurou problematizar essa noção da língua partilhada, ao abordar a questão da diversidade das comunidades falantes da língua portuguesa. A organização do Congresso esteve a cargo do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ)/Universidade Cândido Mendes.

Data: 5 a 9 Setembro de 2000
Tema:
“As Ciências Sociais nos espaços de língua portuguesa: balanços e desafios”
Localização: Centro Leonardo Coimbra da Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Publicações e Outros Documentos

Gonçalves, António Custódio, Rui Manuel Sobral Centeno, Universidade do Porto, eds. As Ciências Sociais Nos Espaços de Língua Portuguesa: Balanços e Desafios: Actas Do VI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, Porto, 5 a 9 de Setembro de 2000. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2002.

Data: 1 a 5 de Setembro de 1998
Tema:

Localização: Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, Moçambique

Este congresso foi o primeiro realizado em África e foi organizado pela Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo. O congresso abarcou um leque variado de temas-base: Segurança das Sociedades, Novas Democracias, Artes e Sociedades, Populações e Territórios e Oceano Índico. No âmbito deste congresso decidiu-se constituir a Associação de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (AICSHLP) e o lançamento de uma publicação própria, a revista Travessias, apresentada como a revista da Associação de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa.

Publicações e Outros Documentos

Comunicações ao Congresso, Programa e Outros Eventos Relacionados com o Mesmo. Maputo: CLABCS, 1998 [CD-ROM]

Data: 1 a 5 de Setembro de 1996
Tema:
“Territórios da Língua Portuguesa – Culturas, Sociedades e Políticas no Mundo Contemporâneo”
Localização: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS-UFRJ)

Neste Congresso foi discutida a criação da «Associação Luso-Afro-Brasileira de Ciências Sociais», que seria encarregada da organização dos congressos futuros, de um intercâmbio mais sistemático entre os interessados e da publicação de uma revista.

Publicações e Outros Documentos

Vilas Boas, Glaucia, ed. Territórios Da Língua Portuguesa: Culturas, Sociedades, Política: Anais Do IV Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, 1 a 5 de Setembro de 1996. Rio de Janeiro: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1998.

Data: 4 a 7 de Julho de 1994
Tema:
“Dinâmicas Culturais: novas faces, outros olhares: as Ciências Sociais nos Países de Língua Portuguesa”
Localização: Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal

Subordinado ao tema “Dinâmicas Culturais: novas faces, outros olhares”, o Congresso centrou-se nos novos desafios criados pelas sociedades multiculturais e no papel das ciências sociais no estudo das relações daí emergentes. Foi deste Congresso que resultou o lançamento da Bolsa afro-luso-brasileira de Ciências Sociais, atribuída anualmente pelo Instituto de Ciência Sociais da Universidade de Lisboa.

Publicações e Outros Documentos

Instituto de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa, ed. Dinâmicas Multiculturais Novas Faces Outros Olhares Actas das Sessões Plenárias do III Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Lisboa: I.C.S. U.L., 1996.

———, ed. Dinâmicas Multiculturais, Novas Faces, Outros Olhares : Actas Das Sessões Temáticas / III Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Lisboa: I.C.S. U.L., 1996.

Universidade Nova de Lisboa, ed. Dinâmicas Multiculturais, Novas Faces, Outros Olhares: As Ciências Sociais Nos Países de Língua Portuguesa e Os desafios Contemporâneos. Lisboa: Edições Cosmos, 1994.

Data: 1992
Tema:
 –
Localização: Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo

O II CONGRESSO LUSO-AFRO-BRASILEIRO foi organizado pelo Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, tendo sido o primeiro congresso realizado no Brasil.
As grandes linhas de discussão giraram em torno das consequências e desafios da modernidade nas sociedades semiperiféricas do espaço luso-afro-brasileiro. Entre outros aspectos, o programa deste Congresso teve a particularidade de oferecer três cursos: africanidade, cultura brasileira e cultura portuguesa, tendo-se debatido o fenómeno da multiculturalidade.

Data: 2 a 5 de Julho de 1990
Tema:
 “Saber e Imaginar o Social. Desafios às Ciências Sociais em Língua Portuguesa”
Localização: Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

A primeira edição do CONLAB reuniu cientistas sociais de Portugal, do Brasil e dos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP). Foi neste congresso que se reforçou a relevância do intercâmbio científico entre investigadores de ciências sociais em língua portuguesa, tendo surgido a ideia da continuidade dos congressos luso-afro-brasileiros.

Em entrevista a Miguel Cardina, António Sousa Ribeiro, Professor Catedrático do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) e investigador do Centro de Estudos Sociais (CES), fala sobre a criação do Congresso Luso-Afro-Brasileiro como um momento marcante para a história do CES. Um momento de abertura à comunidade científica de Ciências Sociais e Humanas de língua portuguesa, do desenvolvimento da interdisciplinaridade e do contacto com academias fora de Portugal. (entrevista completa aqui)

Publicações e Outros Documentos

“1o Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais” – Portugal’. Estudos Avançados 4, n. 8 (Abril 1990): 211–12.

Santos, Boaventura de Sousa. ‘Saber e Imaginar o Social: Desafios Às Ciências Sociais Em Língua Portuguesa’. RCSS – Revista Crítica de Ciências Sociais, no. 32, Junho 1991, 7–19.

A RCSS – Revista Crítica de Ciências Sociais dedicou três números a uma seleção de atas do 1.º Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. No número 32, foram publicados os textos das sessões plenárias.  No número 33 e 34 foi publicada uma seleção de textos agrupados em dois temas.

‘Democracia e Desigualdades Sociais.  Os Novos Sujeitos Sociais  Transnacionalização Da Cultura, Saberes e Identidades.’ RCSS – Revista Crítica de Ciências Sociais, no. 32 (Junho 1991).
‘Cidadania, Estado e Políticas Públicas; Cultura, Modos de Vida e Práticas de Socialização; Práticas de Pesquisa Social’. RCSS – Revista Crítica de Ciências Sociais, no. 33 (Outubro 1991).
‘O Rural e o Urbano; Produção, Trabalho e Emprego; Mulheres, Família e Transformação Social’. RCSS – Revista Crítica de Ciências Sociais, no. 34 (Fevereiro 1992).