A presente Direção da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (AILPcsh) anuncia a abertura de apresentação de propostas para a organização do seu 3º Congresso, a realizar em 2020.

Os congressos da AILPcsh têm a sua origem no CONLAB (Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais), realizado pela primeira vez em 1990. Em 2020 celebrar-se-á o 30º aniversário do CONLAB. Os congressos da AILPcsh são momentos marcantes na área das ciências sociais e humanas, juntando académicas/os dos países onde o português é uma das línguas oficiais, e também investigadoras/es de todas as regiões do mundo que trabalham em língua portuguesa, promovendo o intercâmbio e a colaboração internacional.

Em 2015, foi realizado o primeiro congresso da AILPcsh em Lisboa (Portugal), dedicado ao tema “Imaginar e Repensar o Social: Desafios às Ciências Sociais em Língua Portuguesa, 25 anos”. Estava planeada a realização do segundo congresso em Maputo (Moçambique) em 2017. Infelizmente, a universidade moçambicana organizadora do congresso viu-se obrigada a adiar a realização de um congresso em Maputo para uma data futura, tendo a UNIFESP do Brasil generosamente assumido o desafio de organizar o segundo congresso da AILPcsh em 2018 em Guarulhos (São Paulo, Brasil), mantendo a temática central do congresso: “África, Diásporas, e o Diálogo Sul-Sul: Descolonizando as Ciências Sociais e Humanas”.

Anteriormente, o CONLAB foi realizado em Coimbra (Portugal), São Paulo (Brasil), Lisboa (Portugal), Rio de Janeiro (Brasil), Maputo (Moçambique), Porto (Portugal), Luanda (Angola), Braga (Portugal), e Salvador (Brasil).

Qualquer instituição académica reconhecida, com um/a Director/a Local por si nomeada/o, que seja simultaneamente associada/o da AILPcsh com as quotas em dia e membro da instituição, se pode candidatar para organizar um Congresso da AILPcsh.

Encorajamos particularmente instituições de regiões e países que até agora não receberam o CONLAB.

Envie a sua proposta como um documento em PDF único até 7 de Dezembro de 2018 para ailp.secretariado@ailpcsh.org, fornecendo as seguintes informações:

1. O tema proposto, incluindo um esboço da chamada para a proposição de trabalhos;
2. A relevância da instituição e/ou cidade em relação ao tema proposto;
3. O local proposto e a apresentação do mesmo, com uma curta descrição tendo em atenção o número de salas e sua capacidade; a presença nas proximidades de locais para garantir a alimentação dos congressistas; condições de transporte, etc.;
4. Uma lista preliminar das/os principais oradoras/es, considerando que das/os quatro a serem selecionadas/os, um/a deve ser membro de uma universidade do país anfitrião;
5. Uma apresentação da cidade anfitriã, nomeadamente em termos de alojamento junto ao local do congresso, da oferta de restaurantes e de espaços culturais, e da diversidade de transportes a partir de outras regiões globais;
6. A composição de um Comité Local, que deve incluir a apresentação do/a Director/a Local, ao/à qual caberá supervisionar os aspectos logísticos associados à organização do Congresso;
7. Demonstração de capacidade financeira para organizar o congresso e um orçamento indicativo, incluindo receitas das inscrições no congresso. Note-se que a instituição anfitriã é responsável por todos os requisitos financeiros, seja internamente ou com o apoio de patrocinadores. O apoio da AILPcsh é exclusivamente institucional e académico, sendo o pagamento da quota de associada/o obrigatória para a inscrição no congresso.
8. Datas adequadas para a conferência (quatro dias consecutivos, de preferência de Quinta-feira a Domingo).

Durante a Assembleia Geral da AILPcsh, a ter lugar em Guarulhos a 20 de Dezembro de 2018, serão apresentadas as candidaturas e tomada a decisão sobre a realização do próximo Congresso. Tendo em conta que a próxima Direção será eleita na mesma AG, e que esta tomará posse em Agosto de 2019, a decisão final fará parte do processo de transição entre a actual equipa directiva e a nova equipa, cujo mandato durará até Agosto de 2023.

As informações sobre a associação, e sobre os Congressos da AILPcsh e o CONLAB estão disponíveis na página da AILPcsh, em http://www.ailpcsh.org/