Cooperação entre os cientistas sociais de Língua Portuguesa.

História e Missão

A AILPcsh surgiu na sequência de onze Congressos LUSO-AFRO-BRASILEIROS DE CIÊNCIAS SOCIAIS cuja primeira edição remonta a 1990.

Com uma periodicidade tendencialmente bianual, os Congressos têm promovido o desenvolvimento de uma relevante comunidade de cientistas sociais e de humanidades de língua portuguesa – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.  Desses Congressos têm resultado variadíssimas colaborações em pesquisas científicas e importantes publicações.

A AILPcsh foi legalmente constituída como associação de acordo com o enquadramento jurídico português, tendo os seus estatutos sido aprovados em 2 de março de 2012. As principais atividades da associação são a organização do seu Congresso, em regime de itinerância entre os países de língua oficial portuguesa e a criação de plataformas de incentivo e promoção de redes de pesquisa e publicações.

A AILPcsh pretende afirmar-se como um canal de política científica fundamental na promoção de um espaço de cooperação entre académicos de ciências sociais e das humanidades de língua portuguesa.