Conheça a nova edição da Revista Travessias – Revista da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa

Travessias

A revista Travessias foi criada no V Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais em Maputo em 1998, e possuía uma periodicidade habitualmente (bi) anual e sede editorial rotativa nas instituições académicas ou de fomento à ciência dos países de língua portuguesa. Os seus três primeiros números foram editados pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), o quatro e quinto número foi editado pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS), o sexto e sétimo pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES), o oitavo e nono pelo CNPq do Ministério de Ciências e Tecnologia Brasileiro, através do Comité Gestor do Programa Ciências Sociais/CPLP, e o décimo e décimo primeiro número ficou a cargo da coordenação do X CONLAB da Universidade do Minho. Com o apoio da Biblioteca Norte/ Sul do CES-UC a AILPcsh disponibiliza para download os seguintes números:

Travessias 4/5

Edição do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Julho de 2004

Editora: Cristiana Bastos

Este número da revista Travessias é constituído por textos apresentados no triplo simpósio sobre Pós – Colonialismo e Nação (Identidades, Histórias, Conflitos), durante o VII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas realizado no Rio de Janeiro em 2002. Este número representa na data em que foi publicado o panorama dos trabalhos em ciências sociais em português e os seus problemas universais — amor, dinheiro, sexo, comércio, religião, nação, colonialismo, migrações, representações, género, identidade, — os quais refletem novas formas de retratar e pensar criticamente a realidade da lusofonia.

Descarregar este número aqui.

Travessias 6/7

Edição do Centro de Estudos Sociais e Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 2008

Organização: Elísio Estanque, Hermes Augusto Costa, Maria José Canelo, Sílvia Ferreira, António Casimiro Ferreira e Rui Bebiano.

Este número é o repositório de uma seleção restrita de textos apresentados no VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, realizado em Coimbra em Setembro de 2004, com o tema A Questão Social no Novo Milénio.

Descarregar este número aqui.

Travessias 10

Edição do Centro de Investigação em Ciências Sociais da Universidade do Minho, 2010.

Coordenador: Manuel Carlos Silva

Conselho Editorial: Moisés Martins, Engraça Leandro, Luís Baptista, Anália Torres, Elísio Estanque, Manuel Sarmento, José Sobral, Manuel Carlos Silva.

Á semelhança dos números anteriores, o número 10 da Travessias é uma seleção de textos apresentados no âmbito do X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, realizado em Braga em Fevereiro de 2009, com o tema Sociedades Desiguais e Paradigmas em Confronto.

Descarregar este número aqui.