As universidades e os centros de investigação são espaços de produção e democratização de conhecimento, um centro fulcral de qualquer sociedade que aposte na economia do conhecimento. No Brasil, um dos países que mais tem estimulado a AILPsch, às universidades públicas corresponde uma enorme fatia da pesquisa científica realizada no país em todas as áreas académicas, com contributos significativos ao avanço da ciência no mundo. Os alcances dos contributos teóricos e metodológicos das ciências sociais e das humanidades brasileiras são inquestionáveis. Desafiando esta posição de aprofundamento democrático de fazer ciência como cidadania, as universidades estão neste momento a sofrer um ataque a larga escala por parte do governo brasileiro, sob a forma de cortes radicais nos orçamentos universitários e no apoio à formação avançada.

Enquanto centros de produção de conhecimento, as universidades são um pilar fundamental do processo de democratização, de construção de um Brasil com mais justiça social, mais humanidade, mais igualdade com reconhecimento da diversidade. E do equilíbrio entre liberdade e igualdade depende a democracia.

A AILPcsh solidariza-se com a luta dos seus pares e companheiros e companheiras de associação na defesa da Universidade e do conhecimento público, condição fundamental para o aprofundar da democracia, repudiando qualquer tentativa de silenciar as ciências sociais e as humanidades que unem tantos territórios que usam a língua portuguesa.

A Direcção da AILPcsh,

Orgãos Sociais 2015-2019 e 2019-2023