No passado dia 3 e 4 de Outubro teve lugar o I Colóquio de Integração Internacional do Sul Global promovido pela Associação e gentilmente acolhido pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC). Este colóquio foi também o momento da tomada de posse dos novos órgãos sociais da AILPcsh para o mandato 2019-2013, representado pela sua presidente Eurídice Monteiro (Uni-CV, Cabo Verde), a vice-presidente Flávia Brito do Nascimento (USP, Brasil), o secretário Odair Varela (Uni-CV, Cabo Verde) e a tesoureira Gertrudes Oliveira (Uni-Piaget, Cabo Verde). Participaram ativamente do processo de transição entre as direcções, os/a Vice Presidentes Carlos Cardoso (CESAC, Guiné Bissau), Jacqueline Freire (UFPA, Amazônia, Brasil), Ricardo Cardoso (Singapura), que também foram empossados/a.

O colóquio foi uma das primeiras iniciativas da AILPcsh no sentido de alargar o espaço de discussão em torno das ciências sociais e humanas em língua portuguesa. Ao longo do dia 4 de Outubro o tema central em discussão foi “Democracia e Produção de Conhecimentos em tempos de neoliberalismo no Mundo Global”. Após a abertura do colóquio feita pela Dr.ª Maria Paula Meneses, enquanto secretária da AILPcsh no mandato 2015-2019, seguida da intervenção da Professora Doutora Eurídice Monteiro enquanto presidente dos Órgãos Sociais para o mandato de 2019-2023.

Os dois temas em discussão foram “Democracia, Direitos e Cidadania Global: cultura, património, identidades e o direito à cidade” e “Descolonização das Mentes e Emancipação Humana: desconstruindo a colonização de saberes e poderes – desafios à AILPcsh”.

A AILPcsh agradece a amabilidade, a presença e contributos deixados pela Professora Doutora Sophia Lerche Vieira (UECE, Brasil), enquadrando o conceito de cidadania no contexto da escola pública brasileira; pelo Professor Doutor Paulo Speller (UFMT, Brasil, Ex-Secretário Geral da OEI e Ex-Reitor da UNILAB) sobre integração internacional inter-universidades e a experiência da UNILAB; pela Professora Doutora Eurídice Monteiro (Presidente da AILPcsh e Professora da UNICV) sobre a recente emergência de lideranças políticas étnicas em contextos migratórios de lutas pela inclusão e aprofundamento da democracia; pela da Professora Doutora Maria Paula Meneses (Investigadora e Professora Convidada da UC e investigadora coordenadora CES-UC) na discussão sobre a extensão do colonialismo e seus contornos neoliberais a partir do contexto moçambicano; e ainda pelo Professor Doutor Odair Varela sobre “A Contra-modernidade/colonialidade no Pensamento de Amílcar Cabral. Para Além de Marxismo-Cabralismo, Para lá do Socialismo Africano.”.

O final do evento foi ainda marcado pela apresentação por parte do Professor Doutor Paulo Speller do livro “Diversidade Interculturalidade e Inclusão: desafios à educação básica em Cabo Verde” da Professora Doutora Gertrudes Oliveira.