A Revista Travessias, perante a situação actual de pandemia, decidiu prorrogar a chamada para artigos até dia 10 de Junho de 2020. 
 
A revista Travessias é o órgão de divulgação científica da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas de Língua Portuguesa (AILPcsh),  e publica textos inéditos, oriundos de investigações no campo das Ciências Sociais e Humanas,  produzidos nos/sobre os países de língua portuguesa, bem como entrevistas, resenhas, relatórios e relatos nesta mesma perspectiva. É objetivo desta revista contribuir para fortalecer a compreensão entre territórios, experiências e saberes tão diversos.

Este número especial é dedicado ao XIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais (CONLAB), que teve lugar na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH/UNIFESP), na cidade de Guarulhos, no Brasil, subordinado ao tema “África, Diásporas e o Diálogo Sul-Sul: Descolonizando as Ciências Sociais e Humanas”. Nesta chamada para um número temático da revista Travessias convocamos investigadoras/es para a submissão de artigos e recensões/resenhas que contemplem estudos e pesquisas que analisam criticamente a importância do Sul global como alavanca para a construção de alternativas teóricas descolonizadoras/emancipatórias, ou seja, a descolonização das ciências sociais e humanas produzidas em língua portuguesa.

Para artigos são especialmente bem-vindos trabalhos oriundos das investigações e experiências apresentados no XIII CONLAB. Nesta proposta procura-se contemplar as diversas Áfricas que compõem o mundo atual, significadas e ressignificadas também em experiências nas diásporas. A perspectiva diaspórica diz respeito ao conjunto dos deslocamentos de histórias, culturas, saberes científicos e demais saberes cujas epistemes são recorrentemente  invisibilizadas, tais como experiências transcontinentais multifacetadas que, por sua vez, lançam um olhar particular e ao mesmo tempo universal sobre estes deslocamentos. Desta forma é possível aprofundar os sentidos e significados que conhecimentos e saberes oriundos e transformados a partir da complexidade africana têm representado para os diversos povos e civilizações do mundo. As recensões/resenhas poderão versar sobre livros, filmes, músicas, peças de teatro, performances artísticas, exposições, séries de televisão antigos e recentes .

Os diálogos Sul-Sul visam contemplar a articulação de saberes e conhecimentos do sul e/com o sul. Se o colonialismo abrange as várias dimensões da vida humana, a descolonização não é uma mera questão territorial ou política – passa pelas dimensões da descolonização dos corpos, do olhar, do poder, do saber, do ser. Estes são, de forma ampla, os temas que este número da revista procura publicar, em que o papel das ciências sociais e humanas no processo de descolonização é central.

Os editores deste número especial serão:

Maria Paula Meneses – CES-UC
Marina Pereira de Almeida Mello – UNIFESP
Benjamin Xavier de Paula – UFU/UFVJM

Período para entrega: 10 de Janeiro a 31 de Março de 2020    10 de Junho

Mais informações em: https://impactum-journals.uc.pt/travessias

Página de Submissão e Instrução para autores: https://impactum-journals.uc.pt/index.php/travessias/about/submissions