XIV Congresso Luso-Afro-Brasileiro (XIV CONLAB) e o 3º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas de Língua Portuguesa ocorrerá em 2021, no ano em que se celebram os 30 anos sobre a data do primeiro encontro, que reuniu investigadoras/es do espaço luso-afro-brasileiro, a que mais tarde se juntou Timor-Leste. O congresso terá lugar entre 15 e 17 de setembro de 2021, em Coimbra, Portugal, sob o lema “Utopias pós-crise. Artes e saberes em movimento”.

Neste congresso, o desafio fundamental remete para a possibilidade, e a necessidade, de identificar, através das artes e saberes em movimento, instrumentos que permitam o confronto e a ultrapassagem dos desafios associados às recorrentes situações de conflito, discriminação e desigualdade que marcam as sociedades contemporâneas em todo o globo.

As repetidas crises sociais e ambientais têm desafiado os/as cientistas sociais e das humanidades a imaginar novos caminhos e mundos possíveis. A pensar criticamente e a desenvolver contribuições robustas e inovadoras que construam horizontes de esperança, e de mudança.

O tema escolhido convoca várias disciplinas e vários saberes: da sociologia e das relações internacionais à arquitetura, economia, história, ciência política, estudos de género ou ambientais, para citar apenas algumas e alguns. O diálogo e colaboração interdisciplinares são fundamentais para pensar o passado, o presente e o futuro.

Para mais informações consultar: https://ailpcsh.org/conlab2020