No dia 24 de Setembro de 2020 completar-se-ão 47 anos desde que os guerrilheiros do PAIGC proclamaram, nas matas de Madina de Boé, a independência da Guiné-Bissau. Desde então, o país tem trilhado um caminho bastante sinuoso na procura da sua independência económica, social e cultural. Aos primeiros anos da reconstrução nacional, em que o novo Estado conseguiu alguns progressos nos domínios económico, social e cultural, seguiram-se momentos conturbados, caracterizados por conflitos intermináveis, por vezes de carácter violento, instabilidade político-institucional e evolução económica balbuceante, globalmente acompanhados de muitas incertezas e perda do prestígio internacional. O país entrou numa espiral de eterno recomeço! Decorridas que foram estas décadas de um tatear permanente, de pequenos avanços e grandes recuos, importa, à luz dos ensinamentos de Amílcar Cabral, parar e fazer o balanço do que foram estas quase cinco décadas de mudanças sem desenvolvimento; Lembrar as lutas que conduziram à conquista da independência; Reflectir sobre o que correu mal e identificar os pontos fracos e fortes, as ameaças e também as oportunidades; Revisitar os fundamentos legados por Amílcar Cabral no que toca ao nosso modelo de sociedade; Construir novas utopias e vislumbrar as condições de concretização de novos sonhos.
Para marcar estas quase cinco décadas de percurso independente da Guiné-Bissau, o Centro de Estudos Sociais Amílcar Cabral (CESAC) decidiu levar a cabo uma série de debates virtuais em colaboração com a Associação de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (AILPcsh), com vista a proporcionar aos investigadores, académicos e cidadãos em geral (no país e na diáspora) uma plataforma que permita, através de um diálogo sereno, responsável, profícuo e cientificamente fundamentado, trazer luz sobre os problemas e os desafios que se colocam ao país na atualidade e nos próximos tempos.

Este ciclo de debates no CESAC por ocasião da independência da Guiné-Bissau será realizado nas próximas semanas. O primeiro de três debates, será realizado no dia 10 de Setembro e tem como tema: A Guiné-Bissau perante a actualidade do pensamento de Amílcar Cabral. 

A transmissão será feita através da página Facebook do CESAC, e plataforma Zoom, em link a disponibilizar.

Programação:

10 de setembro de 2020

Tema: A Guiné-Bissau perante a actualidade do pensamento de Amílcar Cabral

PainelistasAbel Djassi Amado, Simmons University, EUA

Patricia Godinho Gomes, Universidade Federal de Bahia, Brasil

Patricia Villen, Universidade Estadual de Campinas, Brasil

Roberto Vecchi, Universidade de Bolonha, Itália

Moderação: Carlos Cardoso & Fatumata Jau,  CESAC, Guiné-Bissau

Horário:

13.00 (EUA)

14.00 (Brasil)

17.00 (Bissau)

19.00 (Itália)

18.00 (Portugal)

Duração: 90 minutos

 

17 de setembro de 2020

Tema: Revisitar a Luta de Libertação Nacional na Guiné-Bissau: dimensões estratégico-militar, diplomática e de clandestinidade

Painelistas

Pedro Pires, Fundação Amílcar Cabral, Cabo Verde

Leopoldo Amado, CEDEAO, Nigéria

Carlos de Carvalho,  Instituto do Património Cultural, Cabo Verde

Moderação: Zaida Pereira, CESAC & Bifa Nancanha, CESAC, Guiné-Bissau

Horário:

16.00 (Cabo Verde)

17.00 (Bissau)

18.00 (Nigéria)

Duração: 90 minutos

 

24 de setembro de 2020

Tema: Guiné-Bissau: cinco décadas de (des)construção de um projecto societal, o que ainda se pode sonhar?

PainelistasCarlos Lopes, Universidade do Cabo, RAS

Miguel de Barros, CESAC, Guiné-Bissau

Miguel Carter, DEMOS, Paraguai

Moderação: Carlos Cardoso, CESAC, Guiné-Bissau & Ilsa Sá, CESAC, Guiné-Bissau

Horário:

13.00 (EUA)

17.00 (Bissau)

19.00 (África do Sul)

Duração: 90 minutos