Esperançar se fez verbo na práxis e obra de Paulo Freire. Esperançar inspira e mobiliza a presentificação de seu legado. Em sua obra pedagogia da Esperança (1992), Paulo Freire proclamou que “… É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo…”.

É assim que a Ailpcsh, a convite de universidades públicas e privadas, bem como de centros de pesquisa e entidades da sociedade civil de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, está engajada na construção de uma Rede Internacional de Educação Popular Diálogos com África, que vem desde 2020 realizando atividades Rumo ao Centenário de Paulo Freire, cuja Jornada “Paulo Freire e África: legados da educação libertadora“ pode ser encontrada em https://www.youtube.com/watch?v=OEcvCAWG7iU

Nascido em 19 de setembro de 1921 em Recife (Pernambuco, Brasil), Paulo Freire é Patrono da Educação Brasileira. Seu pensamento, obra e práxis tem sido historicamente sem fronteiras e assim percorrido diversos continentes.

Exilado pela Ditadura Militar instaurada no Brasil em 1964 até os primeiros anos da década de 1980, Paulo Freire deu importantes contributos em países africanos no pós-independência, em que Cartas à Guiné Bissau e África Ensinando a Gente, são duas de suas obras que traduzem a potência destas experiências.

Defensor da educação para a emancipação dos povos, da democracia, dos direitos humanos, da autonomia dos sujeitos, respeito e valorização da diversidade, Paulo Freire tem um legado marcado pela utopia da igualdade, justiça social e liberdades.

A Campanha Latinoamericana e do Caribe em Defesa do Legado de Paulo Freire (http://ceaal.org/v3/campanha-defensa-legado-paulo-freire/), liderada pelo Conselho de Educação Popular da América Latina e Caribe (CEAAL), do qual foi o seu primeiro presidente, é uma das principais expressões da mobilização internacional em torno do Centenário Paulo Freire.

Assim, a AILPcsh em parceria com as instituições e organizações especificadas abaixo por país, se soma no marco celebrativo do Centenário Paulo Freire, que tem na sua concepção a perspectiva de se constituir como um processo formativo e de mobilização social, com incidência em políticas educacionais e acadêmicas, ultrapassando assim a ideia comemorativa por meio de eventos, mas afirmativo de lutas e resistências populares, principalmente no contexto em que o mundo é desafiado a reinventar-se e a solidariedade internacional se constitui num valor indispensável.

Em breve apresentaremos novas informações e convites para participação em atividades a publicar no site e redes sociais da AILPcsh. Acompanhem-nos! 

ANGOLA
AEAA Associação de Educação de Adultos de Angola
KALU Associação dos Naturais, Residentes e Amigos de Luanda
LAB/UCAN Laboratório de Ciências Sociais e Humanidades de Universidade Católica de Angola
BRASIL
Campanha Campanha Nacional pelo Direito à Educação
IPF Instituto Paulo Freire
UEPA Universidade do Estado do Pará (Amazônia)
UFPA Universidade Federal do Pará (Amazônia)
UFRPE Universidade Federal Rural de Pernambuco
UNILAB Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
UnB Universidade de Brasília
UFPB Universidade Federal da Paraíba
CABO VERDE
IPF Instituto Paulo Freire
Uni-CV Universidade de Cabo Verde
UniPiaget Universidade Jean Piaget
UniSantiago Universidade de Santiago
GUINÉ_BISSAU
CESAC Centro de Estudos Sociais Amílcar Cabral
Tiniguena ONG Tiniguena, Esta Terra é nossa
UCB Universidade Colinas de Boé
MOÇAMBIQUE
UEM Universidade Eduardo Mondlane
UP Universidade Pedagógica de Maputo
UniLicungo Universidade Licungo
UniRovuma Universidade Rovuma
PORTUGAL
IPF Instituto Paulo Freire
UP Universidade do Porto
UMinho Universidade do Minho
ULusófona Universidade Lusófona de Portugal / Cátedra UNESCO “Educação, Cidadania e Diversidade Cultural”
SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
Em construção
INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL
AILPcsh Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Países de Língua Portuguesa
CEAAL Conselho de Educação Popular da América Latina e Caribe
ICAE Conselho Internacional de Educação de Adultos
IPF Instituto Paulo Freire do Brasil, Cabo Verde, Itália e Portugal
RELUS Rede Lusófona pelo Direito à Educação
UPMS da(s) Amazônia(s) Universidade Popular de Movimentos Sociais

 

Imagem de Rafael Soriano, Setor de Comunicação do MST.