Entre os meses de março e julho de 2021, a AILPcsh realiza o Ciclo de Homenagens Mulheres Cientistas Sociais que Inspiram, em que homenageia mulheres das ciências sociais e humanas.
O marco inaugural do Ciclo 2021 é o 8 de março, internacionalmente reconhecido como homenagem à luta de mulheres por direitos. No dia 31 de julho o Ciclo 2021 será encerrado, num mês com duas datas também simbólicas: 25 de julho – Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha e 31 de julho – Dia da Mulher Africana.
Sempre é tempo de homenagear mulheres cientistas e ativistas na luta por direitos e dignidade humana. Assim, a AILPcsh faz esta singela homenagem a Mulheres Cientistas Sociais que Inspiram.
 
Hoje 8 de Março, Dia da Mulher, dedicamos esta rubrica ao percurso de investigação de Inocência Mata:
 
INOCÊNCIA MATA é doutora em Letras pela Universidade de Lisboa e pós-doutora em Estudos Pós-coloniais (Postcolonial Studies, Identity, Ethnicity, and Globalization) pela Universidade de Califórnia, Berkeley; é professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, na área de Literaturas, Artes e Culturas, e investigadora do Centro de Estudos Comparatistas (CEC). Foi, de 2014 a 2018, professora na Universidade de Macau, onde exerceu com uma licença especial do Reitor da Universidade de Lisboa, tendo sido deputy-head (vice-diretora) do Departamento de Português da Universidade de Macau, coordenadora do Programa de doutoramento, PhD in Literary and Intercultural Studies (Portuguese), e diretora do CIELA (Centre for Luso-Asian Studies/ Centro de Estudos Luso-Asiáticos). Actua principalmente e interessa-se pelos seguintes temas: estudos pós-coloniais, literaturas africanas, literaturas em língua portuguesa, relações estéticas entre literaturas em português, história da cultura, estética da memória, produção literária de autoria afro-descendente em Portugal.
É actualmente directora do Doutoramento em Língua e Cultura Portuguesa (do Programa em Português Língua Estrangeira/Língua Segunda) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
 
É membro de associações científicas da sua especialidade, de que se destacam a Associação Portuguesa de Literatura Comparada, a Association por L’Étude des Littératures Africaines (França), a Associação Internacional de Estudos Africanos (AFROLIC, Brasil) e a Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (AILP-csh). Membro fundador da União Nacional de Escritores e Artistas de São Tomé e Príncipe (UNEAS) e sócia Honorária da Associação de Escritores Angolanos (UEA) é também Membro Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa – Classe de Letras, Membro da Academia Angolana de Letras e Académica Correspondente da Academia Galega da Língua Portuguesa. Tem sido distinguida com várias distinções, entre as quais o Prémio FEMINA 2015, o Prémio AFROLIC – Associação Internacional de Estudos Literários e Culturais Africanos, o Diploma de Mérito do Governo Regional da Ilha do Príncipe (2019) e o Doutoramento Honoris Causa pelo Cypress International Institute University (Lilongwe, Malawi). Professora visitante de muitas universidades estrangeiras, é igualmente membro do Conselho Editorial e Científico de muitas revistas de especialidade, nacionais e estrangeiras.
 
Com inúmeros artigos publicados em revistas de especialidade nacionais e estrangeiras, tem publicado na área de literaturas e culturas africanas, literaturas em português e estudos pós-coloniais e culturais, entre os quais se destacam os livros: Polifonias Insulares: Cultura e Literatura de São Tomé e Príncipe (2010), Francisco José Tenreiro: As múltiplas faces de um intelectual (2010), Ficção e História na Literatura Angolana: o caso de Pepetela (2011); A Literatura Africana e a Teoria Pós-colonial: Reconversões (2013) A Rainha Nzinga Mbandi: história, memória e mito (2012); Discursos Memorialistas Africanos e a Construção da História (2018) – para além de obras em co-autoria de que destacam os últimos: Pós-colonial e Pós-colonialismo: Propriedades e Apropriações de Sentido (2016, RJ, com Flávio García, UERJ); Literatura-Mundo Comparada, Perspectivas em Português: Mundos em Português (2017, Lisboa, com Helena Carvalhão Buescu, ULisboa); Trajectórias Culturais e Literárias das Ilhas do Equador: Estudos sobre São Tomé e Príncipe (SP, 2018, com Agnaldo Rodrigues da Silva, UNEMAT).