A AILPcsh apresenta o projeto Biografias de Mulheres Africanas. No próximo dia 23 de março de  2021, a AILPcsh coloca à discussão projeto de iniciação científica desenvolvido por estudantes de graduação e de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O debate conta com a presença de José Rivair Macedo, Brasil, ILEA-UFRGS, NEAB-UFRGS, Deolinda Adão, Portugal, Universidade da Califórnia, Thulia Ferreira, Brasil, UFBA e Gertrudes Oliveira, Cabo Verde, Unipiaget.

A transmissão do debate será feita via Streamyard na página Facebook da AILPcsh

Biografias de mulheres africanas tem um objetivo eminentemente pedagógico, que é dar a conhecer informações sobre a vida do maior número possível de mulheres nascidas no continente africano, das origens aos dias atuais, de modo a oferecer subsídios de ensino e pesquisa sobre a história das mulheres africanas em todos os níveis de educação – em língua portuguesa. Com o Projeto Biografias de Mulheres Africanas, espera-se que o público brasileiro e que o público dos países africanos de língua portuguesa possa encontrar referenciais iniciais para o reconhecimento do papel distintivo e crucial que as mulheres africanas desempenham em suas respectivas sociedades. Espera-se também que as mulheres negras da diáspora possam encontrar meios de aproximação com as africanas, de modo a identificar pautas comuns e situações específicas em suas reivindicações, ações e conquistas. Em todos os casos, o conhecimento público, compartilhado, é um instrumento essencial para a busca pela equidade racial, de género, e para uma tomada de consciência política e cultural em âmbito transcontinental.

Horário: 
10h00 Califórnia, EUA
14h00 Brasil
16h00 Cabo Verde
17h00 Portugal, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe
18h00 Angola
19h00 Moçambique.

Data: 23 de março de 2021
Transmissão: Facebook AILPcsh 
Mais Informações:  https://www.ufrgs.br/africanas/