Iva Cabral é uma mulher cientista social que inspira gerações de académicos, gestores e ativistas.
 
É Licenciada em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP, Brasil) e doutorada pela Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) com a tese “A Primeira Elite Colonial do Atlântico (Século XV-XVIII)”.
 
Integrou como historiadora e investigadora o projecto «Salvaguarda do Património Histórico da África Contemporânea: O caso da luta de libertação nacional Guiné-Bissau e Cabo Verde» e o projecto da «História Geral de Cabo Verde». Exerceu a docência de História na Universidade de Cabo Verde.
 
A nível académico tem diversos artigos publicados em revistas da especialidade e colabora como co-autora em diversas obras entre as quais se destaca a História Geral de Cabo Verde.
 
Paralelamente à sua actividade académica desenvolveu intensa actividade profissional: foi Directora do Instituto da Cultura da Guiné-Bissau; quadro da Direcção Geral do Património Cultural da República de Cabo Verde (actual Instituto Nacional de Investigação Cultural) como Técnica Superior; Assessora do Ministro da Cultura e Desportos; Directora de Serviços de Documentação e Informação Parlamentar da Assembleia Nacional de Cabo Verde; Coordenadora Científica Nacional de Cabo Verde das Reuniões do projecto MOST da UNESCO e membro da Comissão de Candidatura da Cidade Velha a Património da Humanidade.
 
Foi membro do Conselho da Administração do Instituto de África Ocidental e Reitora da Universidade Lusófona de Cabo Verde.
 
É membro do Conselho de Administração da Fundação Amílcar Cabral (FAC) em Cabo Verde, importante instituição que alberga o legado de Amílcar Cabral. Filha do Pai da Nação, Iva Cabral honra os ideais de seu pai com sua contundente formulação crítica e ativismo social permanente. Como historiadora, preserva a memória das lutas da libertação e a valorização de combatentes da Pátria.
 
Atualmente, no mandato de 2019-2023, é membro do Conselho de Política Científica da AIPLcsh, contribuindo para o fortalecimento desta jovem Associação. Na gestão de 2015-2019 atuou como uma das Vice Presidentes.