Odete Costa Semedo é uma cientista social reconhecida pela sua produção académica, mas também por altas funções de Estado e do Parlamento já ocupadas no seu país de origem, a Guiné Bissau, assim como por seu ativismo em defesa da democracia e do Estado de Direito. Doutora em Letras (Literaturas de Língua Portuguesa), pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS, Brasil, com formação anterior na área de Educação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1990) e Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, Variante de Estudos Portugueses, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a sua trajetória e filiação profissional é de Investigadora Sénior Permanente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP), em que atua como Coordenadora da Série Palavras de Mulher, estudo biográfico de mulheres que participaram na Luta de Libertação Nacional da Guiné-Bissau. Encontra-se vinculada à Universidade Amílcar Cabral UAC como professora e investigadora.
Entre suas altas funções de Estado e no parlamento destacam-se o Mandato de Deputada da Nação, em exercício, para X Legislatura (2019/2023); Ministra de Administração Territorial e Gestão Eleitoral – 2019 a Fevereiro de 2020; Ministra da Educação e Presidente da Comissão Nacional da UNESCO – Guiné-Bissau – Maio de 2014 a Maio de 2016; Reitora da Universidade Amílcar Cabral (UAC), 2012 a 2014; Ministra da Saúde – Março de 2004 a Novembro de 2005; Ministra da Educação Nacional e Presidente da Comissão Nacional da UNESCO- Guiné-Bissau – Junho 1997 a Fevereiro 1999. Internacionalmente atuou como Consultora de algumas organizações, entre as quais as Nações Unidas (UNOGBIS e UNIOGBIS), PLAN International; Universidade de Coimbra; Universidade de Macau.
Entre suas filiações e colaborações profissionais destacam-se: Membro do Conselho Editorial da Coleção Estudos Africanos do Centro de Estudos Africanos da Universidade Federal de Minas Gerais (CEA/ UFMG), Brasil; Membro do Conselho Consultivo e de Avaliação Externa do Doutoramento em Patrimónios de Influência Portuguesa – Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, Portugal; Membro da Associação Internacional de Estudos Africanos (AFROLIC, Brasil) e membro da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (AILP-csh); Membro da União Nacional de Artistas e Escritores da Guiné-Bissau (UNAE); Membro fundador da Associação de Escritores Guineenses (AEGUI) e membro da PEN CLUB da Guiné-Bissau.
Honrada com várias distinções a nível nacional, por algumas organizações políticas, da sociedade civil e pelo Governo do seu país, entre as quais a da Escritora do Ano; a de Dama de Ferro no domínio da Literatura, em 2020. Escritora com várias obras e artigos publicados no país e no estrangeiro, a exemplo de Cronista da Revista África21. Merece destaque algumas algumas obras publicadas, co-autorias e Estudos na última década: Atualização da Cartografia sócio-cultural e Antropológica da Prática do Fanado da Mulher, Mutilação Genital Feminina (MGF) na Guiné-Bissau (2017); Os Meus Três amores. O diário de carmen maria de araújo pereira – uma visão de odete costa semedo. Co-autoria: PEREIRA, Carmen Maria de Araújo e SEMEDO, Odete Costa, INEP:2016, Bissau; A Participação das Mulheres na Política e na Tomada de Decisão na Guiné-Bissau: da consciência, perceção à prática política, BARROS, Miguel e SEMEDO, Odete Costa. UNIOGBIS; 2013, Bissau, GUINÉ-BISSAU; Manual de Capacitação das Mulheres em Matéria de Participação Política com base no Género. BARROS, Miguel e SEMEDO, Odete Costa. UNIOGBIS:2012, Bissau. Disponível em: http://uniogbis.unmissions.org/LinkClick.aspx?fileticket=FhTHMaI006Y%3D&tabid=10192&language=en-US; “Educação como direito” (texto revisto e dados atualizados) In: AVILLEZ, Ana e LEITÃO, Simão Cardoso. O estado da Educação na Guiné-Bissau – Revista Guineense de Educação e Cultura, Nº 1. Bissau: Março de 2011; Guiné-Bissau: história, culturas, sociedade e literatura. Brasil – Belo Horizonte: Nandyala (Coleção Repensando África), 2011 (CDU 960); Literaturas da Guiné-Bissau: Cantando os escritos da história. (RIBEIRO, Margarida Calafate; SEMEDO, Odete Costa (Orgs.)). Porto: Afrontamento, 2011 (ISBN: 978-972-36-1175-5); As Mandjuandadi, Cantigas de mulher na Guiné-Bissau: da tradição oral à literatura – Tese de Doutorado, Programa de Pós-graduação em Letras. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMINAS), Belo Horizonte: 2010 (CDU: 398.8(665.7).