“Porque importa construir saber que seja útil e importante a projetos de luta por justiça social e cognitiva, a minha perspetiva de divulgação científica integra várias dimensões, da produção científica de livros, artigos, relatórios, a uma dimensão mais ampla de conhecimento para robustecer a cidadania. Uma das vertentes desta última intervenção de produção de conhecimento com as pessoas, privilegiando a intersubjetividade, tem vindo a ter forma através da minha participação em oficinas da Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS). E porque produzir conhecimento exige, para além do prazer de o fazer, dedicação e suporte à organização institucional, aceitei, durante três anos, integrar o grupo eleito da presidência do Conselho Científico, no CES, para coordenar as atividades científicas, participando ainda de várias outras iniciativas. E fica sempre tempo para conversar com colegas e continuar a formar novas gerações que irão continuar, de forma transdisciplinar, os desafios em que temos participado.” (Maria Paula Meneses, abril de 2021).

É com esse sorriso da fotografia e com este fragmento de texto autoral, que no dia da mulher moçambicana a AILPcsh homenageia Maria Paula Meneses como uma das mulheres cientistas sociais que inspira gerações em todos os continentes do mundo onde suas obras e o seu ativismo chega.

De Moçambique ao Timor Leste, do Brasil à Índia, da Rússia, onde estudou na antiga União Soviética, a Portugal onde está baseada a sua vinculação académica e profissional na Universidade de Coimbra, em qualquer lugar Maria Paula imprime a marca de uma cientista social de alta qualidade e um ativismo social transformador.

Testemunhos de parceiros relatam que a experiência de Maria Paula Meneses na Oficina da UPMS em Cabo Verde, na oportunidade dos 45 anos da independência daquele país arquipelágico, no Fórum Mundial de Educação Popular ou no Fórum Social Mundial, é tradução intercultural, ecologia de saberes, epistemologias do Sul que sintetizam uma praxis de lutas e re[ex]sistências, de identidades e diversidade plurais.

Na AILPcsh tem contribuído desde os primeiros Congressos Luso-Afro-Brasileiros (CONLAB) à fundação da Associação em 2011, no CONLAB de Salvador-Bahia-Brasil. No mandato 2015-2019 atuou como Secretária na Direção da Associação e atualmente compõe o Conselho de Política Científica (2019-2023) e é Editora da Revista Travessias, a ser lançada em 2021.

Atualmente é investigadora principal no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, onde a atividade se estrutura em torno a vários eixos: pesquisa; formação avançada; divulgação e gestão científica. Os temas de pesquisa a que tem se dedicado nas últimas décadas convergem para o contexto da África austral, ao qual pertence. Enquanto moçambicana, os temas da tensão colonialismo-pós-colonialismo em contextos africanos, com um enfoque especial no aprofundar das Epistemologias do Sul; o pluralismo jurídico, com especial ênfase para as relações entre o Estado e as ‘autoridades tradicionais’ no contexto africano; e o papel da história oficial e de ‘outras’ narrativas de pertença que marcam os processos identitários contemporâneos.

Leciona atualmente em dois programas de doutoramento no CES, co-coordenando um deles, o programa em Pós-colonialismos e Cidadania Global. Leciona ainda como professora convidada na Universidade Eduardo Mondlane, onde trabalhou durante muitos anos, e na Universidade Pedagógica, ambas em Moçambique. Nestes vários ambientes académicos tem estado envolvida, também, na orientação de teses e dissertações.

Sua atuação tem amplo reconhecimento internacional, em Prémios e outras distinções que traduzem o seu mérito académico, como em 2019 com a atribuição pelo CODESRIA da CODESRIA Diaspora Visiting Fellowship, e também o cargo de professora convidada da École des hautes études en sciences sociales em França, e em 2017 a atribuição do Prémio Femina 2017, por mérito nas Ciências, Investigação relevante, atribuído pela Matriz Portuguesa – MPADC – Associação para o Desenvolvimento da Cultura e do Conhecimento. A vasta produção académica e outras atividades de Maria Paula Meneses encontram-se registradas em https://ces.uc.pt/pt/ces/pessoas/investigadoras-es/maria-paula-meneses