Maria de Nazaré Ceita é uma prestigiada cientista social em seu país de origem, São Tomé e Príncipe, e de amplo reconhecimento académico, e especialmente em países de língua portuguesa.
Doutorada em Desenvolvimento Socioeconómico pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) e Mestre em História da África, ambos títulos conquistados na Universidade de Lisboa, e ainda Master of Arts (M.A.) com especialidade em Etnografia e Antropologia pela Universidade Estatal de S. Petersburgo, Nazaré Ceita tem trilhado uma sólida trajetória como investigadora e ativista social.
A sua tese de doutoramento “De serviçais a funcionárias rurais: Estudo sobre a Participação e Trabalho femininos na economia agrícola santomense nos anos de 1950 a 1999” sintetiza muito mais do que a investigação e a produção de conhecimento, posto traduzir um compromisso com a história e as mulheres de seu país.
A excelência da sua produção académica resultou na publicação, em forma de livro, da sua dissertação de mestrado intitulada “A Curadoria Geral dos Serviçais e Colonos (S. Tomé e Príncipe 1875/1926)”, pela Editorial Novembro, Ed. Cão Menor, Unip. Lda em abril de 2021. O lançamento desta publicação terá lugar em São Tomé no próximo dia 21 de maio e em Portugal, no dia 11 de junho.
Os estudos africanos têm lastrado seu percurso académico desde a formação na Rússia, ainda na juventude. A luta pela libertação nacional de São Tomé e Príncipe é o marco inicial nos estudos da África, a partir da negritude e a diversidade em múltiplas dimensões que marca o país, económica, política, cultural, de género, linguística, entre outras.
Atualmente, além de exercer docência e investigação na Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP), é a Pró-Reitora para Área de Cooperação, Inovação e Empreendedorismo da USTP. Outras importantes funções de gestão a nível académico foram exercidas como foi disso exemplo a Direção Geral da Biblioteca Nacional e a Direção de Cultura do Ministério da Educação.
Conferências, publicações, investigação, gestão universitária, são atividades que fazem parte de uma trajetória académica transversal, que cruza a História da África, das Civilizações Africanas, a Antropologia, a Arqueologia, a História do Pensamento Económico, e a História e Etnografia de S. Tomé e Príncipe.
As publicações de Maria de Nazaré Ceita tem sido fontes da maior relevância no conhecimento sobre a realidade de São Tomé e Príncipe, assim como para referenciar outras investigações. Destacam-se, por exemplo: “Ensaio para uma reconstituição histórico-antropológica dos Angolares de S. Tomé”; “Perspectivas dos estados e nações dos cinco. As questões étnicas no processo de democratização”; “História de São Tomé e Príncipe. Breve Síntese.” STP, 2004. Escrito em co-autoria com Carlos Agostinho das Neves, e “A reforma agrária em S. Tomé e Príncipe: período pós-colonial.”, tese de mestrado em História de África.
O seu contributo no campo das ciências sociais e humanas já circula no CONLAB desde a década de 1990. Em 1998 publicou, nas Atas do V Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais realizado em Maputo, o artigo com título “A evolução do mundo rural em São Tomé e Príncipe”.