Eurídice Monteiro é Socio-Politóloga, doutorada pela Universidade de Coimbra. Fez um curso avançado de Administração Pública em Bridgewater State University e um curso executivo de Liderança em Harvard Kennedy School, nos EUA.

É professora universitária, diretora de centro de investigação científica, coordenadora executiva de investigação, diretora de revistas especializadas, dirigente de associações científicas nacionais e internacionais, editora, escritora e ativista social.

Administradora do Conselho Independente da Rádio e Televisão de Cabo Verde (CI-RTC). Comissária Nacional de Direitos Humanos e membro do Conselho-Geral da Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO.

Co-coordenadora do Programa de Mestrado e Doutoramento em Ciências Sociais; professora no mestrado em Segurança Pública, no mestrado em Relações Internacionais e Diplomacia Económica e no mestrado em Ética e Filosofia Política; professora nas licenciaturas em Jornalismo, Relações Internacionais e Diplomacia, Filosofia, Ciências Sociais e Ciências da Educação.

Recebeu inúmeros prémios científicos e distinções pelo seu trabalho de investigação e intervenção pública: em Dezembro de 2007, foi galardoada com o Prémio Nacional dos Direitos Humanos; em 2015, com uma Menção Honrosa no âmbito da 9ª Edição do Prémio CES-UC para Jovens Cientistas Sociais de Língua Portuguesa; em 2016, foi uma das contempladas com a bolsa Mandela Washington Fellowship for Young African Leaders (YALI), um programa da administração do Presidente Barack Obama; entre 2008 e 2012, foi Bolseira de Investigação Científica da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em Portugal; em 2012, foi Vencedora do Concurso-Geral da Fundação Calouste Gulbenkian para Bolsa de Doutoramento a estudantes das universidades portuguesas; entre 2000 e 2004, foi Bolseira do Instituto de Cooperação Portuguesa (ICP) / Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD).

Tem-se dedicado à investigação sobre a democracia e os processos políticos, sociais e culturais em Cabo Verde e em perspetiva comparada. Para além de artigos científicos em revistas especializadas e em coletâneas, é autora de livros académicos, romances e contos infanto-juvenis, e colunista de jornais e comentadora política radiofónica e televisiva.

Presidente da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (AILPcsh), eleita em 2018. Membro Fundador nº29 da Academia Cabo Verdiana de Ciências e Humanidades; Membro da American Political Science Association (APSA), desde 2016; Membro da Associação Portuguesa de Ciências Políticas (APCS), desde 2004.

Como académica, já recebeu convites para participar em conferências internacionais, pesquisar e lecionar em várias universidades em África, Europa, Estados Unidos e América Latina.

A AILPcsh congratula a Professora Doutora Eurídice Monteiro pela sua nomeação para a Secretaria de Estado do Ensino Superior de Cabo Verde, augurando felicidades e sucessos no exercício das suas funções.