No mês de julho o ativismo feminino negro tem datas históricas. Na semana em que no dia 25 é celebrado o Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha, instituído em 1992, e no Brasil se homenageia a líder quilombola Tereza de Benguela, símbolo de luta e resistência do povo negro; aliado ao dia 31 em que se dedica à Mulher Africana Dia da Mulher Africana desde a 1962, a AILPcsh finaliza seu primeiro ciclo de homenagens à Mulheres Cientistas Sociais que inspiram com quatro mulheres de destaque académico e ativismo social: Marina Mello e Nilma Lino Gomes (Brasil), Iolanda Évora (Cabo Verde) e Maria das Neves (São Tomé e Príncipe).

Mãe do Victor, Hector e Arthur, Marina Pereira de Almeida Mello é daquelas mulheres intensas na vida, nas lutas e resistências, na academia a fazer ciência com pertinência social e no ativismo social. Professora Adjunta da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Doutora em Antropologia, com Pós-doutorado em Pós-colonialismos e Cidadania Global pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra; mestre, bacharel e licenciada em História pela Universidade de São Paulo (USP), é coordenadora do Curso de Direitos Humanos e Lutas Sociais do Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF) da UNIFESP. A densa formação académica lastreia investigações no campo da educação para as relações étnico-raciais e suas intersecções com género, raça, classe, nacionalidade, geração; aliado a aspectos da educação decolonial e justiça cognitiva; África e diásporas africanas. Entre suas publicações recentes em periódicos destaca-se Raça, Nação e Identidade – Transnacionalismo Negro e Disputas por Brasilidade e Paulistanidade nos Jornais de Negros e Imigrantes em São Paulo no Início do Século XX (2020) e Em busca da justiça cognitiva: leituras e leitoras para um processo de escolarização decolonial (2019). A produção académica de Marina Mello encontra-se na Plataforma Lattes/CNPq: http://lattes.cnpq.br/2995849049404966

Na AILPcsh Marina Mello historicamente deu contributos fundamentais para o desenvolvimento da Associação. No primeiro mandato (2011-2015) Marina Mello compor o Conselho de Política Científica representando o Brasil. No segundo mandato (2015-2019) foi primeira Vice-Presidente e presidiu o XIII CONLAB e o II Congresso da Associação. No atual mandato (2019-2023) compõe mais uma vez e participa ativamente do Conselho de Política Científica representando o Brasil.