Iolanda Maria Alves Évora, nascida em Beira/Moçambique, de nacionalidade portuguesa e cabo-verdiana, tem a Psicologia como uma de suas paixões.

É formada em Psicologia na Universidade de São Paulo (Brasil), da licenciatura ao Pós-doutorado, e dipõe de pós-doutoramento no CEsA/ISEG/Portugal. As suas áreas de Especialização são Diásporas e Mobilidades, Gênero, Psicologia Social e do Trabalho, Processos Sociais, Mudança Social, Metodologias Qualitativas das Ciências Sociais. A sua tese de doutoramento intitula-se “(Des)atando nós, refazendo laços: aspectos psicossociais da migração feminina cabo- verdiana em Roma, Itália” e traduz muitos dos seus interesses de investigação.

Psicóloga social e investigadora do Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CEsA) do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa, Iolanda Évora ao pesquisar narrativas sobre as mobilidades africanas contemporâneas, problematiza a visão dominante ocidental sobre tal fenómeno e enfatiza a necessidade e importância de que seja compreendida a perspectiva dos africanos sobre os sentidos de sua presença no mundo.

África, na perspectiva da investigadora, está para muito além do lugar de falta reproduzido pela visão dominante. A contribuição africana para o conhecimento, a ciência, o ativismo social também precisam ter seu reconhecimento.

A diversidade, multidimensionalidade e multivozes do continente esteve na concepção e organização do Encontro Internacional Áfricas Contemporâneas de 2019 que contou com Iolanda Évora como uma de suas idealizadoras e realizadoras, evento realizado em São Paulo e organizado pela USP e vários coletivos e organizações com a participação de africanos, afrodiaspóricos e seus descendentes https://sites.usp.br/labi-ipusp/africas/. A ampla participação e representatividade fez do encontro uma iniciativa  importante, que deve ser assinalada pelo fato de ter reunido tantas pessoas, em torno do debate académico, do pensamento africano, das produções e manifestações artísticas e culturais.

O projeto Afro-Port. Afrodescendência em Portugal: sociabilidades, representações e dinâmicas sociopolíticas e culturais foi um estudo na Área Metropolitana de Lisboa, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) de Portugal. Atualmente, este projecto assume destaque na sua trajetória académica e profissional, sendo a sua Principal Investigadora e Coordenadora.

Professora do Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional (DCI) do ISEG, Iolanda Évora também se destaca na produção académica. É co-organizadora do In Progress, Seminário sobre Ciências Sociais e Desenvolvimento em África (CEsA/ISEG), editora da obra (e-book) Diáspora cabo-verdiana. Temas em debate. E ainda é co-editora das obras: Ciências Sociais em Cabo VerdeTrabalho, sociabilidade e geração de rendimentos no espaço lusófonoIn Progress. Seminário sobre Ciências Sociais e Desenvolvimento em África; Género e Migrações Cabo-verdianas. Colabora com o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e do Laboratório de Pesquisa em Ciências Políticas e Sociais da UNICV, em Cabo Verde.

Entre as suas publicações encontram-se: Os Books Évora, I. (org), 2016. Diáspora cabo-verdiana. Temas em debate (edição digital), CEsA, Iseg disponível em http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/index.php/menupublicacoes/e-book/; Laurent, P-J.; Furtado, C. e Évora, I. (orgs), (2015) Ciências Sociais em Cabo Verde. Quem somos? Para onde vamos?, Praia, Edições Uni-CV; são algumas das obras organizadas, assim como se destacam capítulos publicados em 2020: Évora, I. (2020) “Pathways for Black Studies in Portugal. A new field of knowledge and research.” Em: Grégoire, Nicole; Sarah Fila-Bakabadio, and Jacinthe Mazzocchetti, eds. No prelo. Black Studies in Europe: A Politics of Knowledge. Chicago: Northwestern University Press; Évora, I. (2020) “As (im) pertinências do método. Metodologia participativa e o estudo sobre a Afrodescendência em Portugal”, Em: Yao, Jean-Arséne, Victorien Lavou Zoungbo et Luis Mancha San Esteban, eds. No prelo. Representations collectives croisées: Afriques, Amériques et Caraibes. Xix-xxi siècles. III GRELAT. Actas do Colóquio. Madrid: UAH Editora, 167-176. ISBN:978-84-18254-12-3. O seu percurso académico está disponível em https://www.cienciavitae.pt/portal/5619-159B-B1CA

O contributo de Iolanda Évora na construção e fortalecimento da AILPcsh traduziu-se em sua atuação no Conselho de Política Científica, órgão social da Associação, em dois mandatos: 2011-2015 e 2015-2019. O reconhecimento do seu percurso académico e contribuição na AILPcsh traduzem-se nesta homenagem da Associação.