Hoje, no dia da Mulher Africana, a AILPcsh celebra a força das mulheres do continente e do mundo com uma homenagem a Maria das Neves Ceita Batista de Sousa.
Mulher africana de São Tomé e Príncipe, inspira gerações com sua potência académica e política, com seu ativismo social enraizado em seu compromisso com o desenvolvimento humano, combate às desigualdades e todas as formas de exclusão, discriminação e preconceito. Mãe de duas filhas, tem o feminismo e a luta pelos direitos das mulheres como um de seus pilares de vida pública e privada.

Doutorada em Ciências Sociais, com Especialidade em Desenvolvimento Socioeconómico pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa, Portugal, a densidade de sua formação traduz-se em seu lastro académico, em que o lançamento de seu livro São Tomé e Príncipe como um Gateway Regional: Estratégia para um Desenvolvimento Sustentável, em 2020, é um dos ápices que merece destaque.

Maria das Neves assumiu altas funções políticas e de Estado. Foi Vice-presidente da Assembleia Nacional; Primeira-Ministra e Chefe do VIII Governo Constitucional; Ministra da Economia para as áreas de Agricultura, Pescas, Comércio,Indústria e Turismo; Ministra do Comércio, Indústria e Turismo; Presidente da Rede das Mulheres Parlamentares da CPLP; Deputada e Presidente da Comissão dos Direitos Humanos, Género e Cidadania; Presidente da Rede das Mulheres Parlamentares de São Tomé e Príncipe.

O lastro político de honradez e respeitabilidade a credencia para o exercício de funções destacadas. Atualmente é Consultora do Banco Central; Administradora Suplente de São Tomé e Príncipe e Nigéria no Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).

O ativismo social e o feminismo se expressam também pelo exercício da Presidência da Organização das Mulheres de São Tomé e Príncipe /Mulheres Sociais-democratas.
Academicamente atua como Professora da Universidade Lusíada de São Tomé e Príncipe (ULSTP). A potência de seu percurso acadêmico também se distingue pela conquista, em 2019, do “Prémio Estudos Sobre a CPLP” atribuído pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP-ULisboa, Portugal). É Membro da Associação Lusófona de Economia (ALECON).
Na AILPcsh tem sido uma baluarte no Conselho de Política Científica. Permanentemente atuante nos esforços de construção de uma política científica para a Associação no contexto em que celebra 10 anos de fundação, Maria das Neves fomenta diálogos em redes, a exemplo da construção da Rede Internacional de Educação Popular Diálogos com África; dinamiza webnários, entre outras atividades.