Após ponderação sobre a evolução da pandemia, e em estreita colaboração com a AILPcsh, o CES e a Faculdade de Economia, foi tomada a difícil decisão de realizar o CONLAB 2021 exclusivamente em versão à distância/online.
Embora a situação pandémica tenda a estabilizar em Portugal, os países com língua portuguesa encontram-se em diferentes fases de afetação pela pandemia. Também as determinações das autoridades sanitárias portuguesas são exigentes, nomeadamente com a apresentação de testes positivos à COVID-19, a possível  exigência de certificação de vacinação, e ainda a hipótese de realização de quarentena para quem provém de fora do país. Estas circunstâncias determinaram um elevado grau de incerteza na viabilidade do CONLAB 2021 poder realizar-se na modalidade presencial.
Por estes motivos, e de forma a dar uma resposta concreta e definitiva às dúvidas que foram sendo suscitadas nas últimas semanas, considerou-se mais prudente a opção por um evento exclusivamente à distância/online. Lamentamos esta decisão, a qual sucede na sequência da determinação de anteriores critérios de limitação presencial, bem como do cancelamento do programa cultural e social do Congresso.
Conscientes das contingências que determinam a realização deste Congresso, consideramos o CONLAB 2021 como um tempo excecional para que a comunidade académica, constituída por cientistas sociais de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal e Timor-Leste, mostre a sua vitalidade e força, permitindo uma ampla participação de todos e todas.

Relembramos que as inscrições para o CONLAB 2021 já estão abertas até 15 de julho de 2021 para a primeira fase (early bird).

XIV Congresso Luso-Afro-Brasileiro (XIV CONLAB) e o 3º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas de Língua Portuguesa esteve inicialmente calendarizado para 2020, quando se celebrariam os 30 anos sobre a data do primeiro encontro, que reuniu investigadoras/es do espaço luso-afro-brasileiro, a que mais tarde se juntou Timor-Leste, o evento foi adiado por efeito da crise pandémica por COVID-19. Reagendado, o congresso terá lugar entre 15 e 17 de setembro de 2021, em Coimbra, Portugal, sob o lema “Utopias pós-crise. Artes e saberes em movimento”.

Neste congresso, o desafio fundamental remete para a possibilidade, e a necessidade, de identificar, através das artes e saberes em movimento, instrumentos que permitam o confronto e a ultrapassagem dos desafios associados às recorrentes situações de conflito, discriminação e desigualdade que marcam as sociedades contemporâneas em todo o globo.

As repetidas crises sociais e ambientais têm desafiado os/as cientistas sociais e das humanidades a imaginar novos caminhos e mundos possíveis. A pensar criticamente e a desenvolver contribuições robustas e inovadoras que construam horizontes de esperança, e de mudança.

O tema escolhido convoca várias disciplinas e vários saberes: da sociologia e das relações internacionais à arquitetura, economia, história, ciência política, estudos de género ou ambientais, para citar apenas algumas e alguns. O diálogo e colaboração interdisciplinares são fundamentais para pensar o passado, o presente e o futuro.

Mais Informações: https://ailpcsh.org/conlab2020