Em 11 de fevereiro é celebrado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas nas Ciências. Data aprovada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em 2015, desde 2016 vem sendo celebrada na perspectiva de dar mais visibilidade para uma pauta da maior relevância, em que a equidade de gênero nas ciências seja um vetor de políticas de ciência e tecnologia, bem como na educação superior e na interface com outros níveis de ensino dos sistemas educativos.

Nas ciências sociais e humanas há uma produção intelectual significativa que vem buscando romper com processos históricos de invisibilidade da produção de conhecimentos e práticas das mulheres cientistas, bem como das tentativas de silenciamento de suas vozes.

Para a Associação de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (AILPcsh), afirmar esta data é demarcar o valor do campo científico que a Associação congrega; é reconhecer que a produção de teorias e o ativismo feminino têm contribuído para o empoderamento de multivozes, guinadas epistemológicas no fazer ciência e na promoção de diálogos de saberes.

Viva as mulheres e meninas das ciências sociais e humanas que reinventam o fazer científico; que enfrentam o machismo e todas as formas de discriminação e preconceito na produção de ciência e tecnologia nos vários países. Viva as mulheres cientistas!