Em 02 de março de 2012, há dez anos, a Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (AILPcsh) tinha sua constituição oficializada no Cartório Notarial de Ana Rita Ribeiro da Costa, em Lisboa, tendo como OUTORGANTES José Machado Pais (Instituto de Ciências Sociais/ICS da Universidade de Lisboa, Portugal) e Susana Soares Branco Durão (Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP, Brasil).  Marco histórico da Associação, cuja fundação foi aclamada em Assembleia Geral no dia 10 de agosto de 2011, no bojo do XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais (CONLAB), realizado no período de 07 a 10 de agosto daquele ano na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Almejada pela comunidade acadêmica das Ciências Sociais e Humanas desde os primeiros CONLAB, ainda na década de 1990, a Associação contou com o empenho da COMISSÃO DO ANTE-PROJETO DE ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM LÍNGUA PORTUGUESA: Renato Lessa (UFF, Brasil) Presidente; Claudio Furtado (UCV, Cabo Verde) Vice-Presidente; Carlos Cardoso (CODESRIA, Guiné Bissau); Engrácia Leandro (UM, Portugal); José Octavio Van Dunen ( UAN, Angola); Luís Baptista (UNL, Portugal); Teresa Cruz e Silva (UEM, Moçambique).

A aprovação do Estatuto na Assembleia Geral em 2011 possibilitou a eleição da primeira Diretoria, assim composta: Presidente: Cláudio Furtado (UniCv, Cabo Verde); Vice-presidentes: Victor Kajibanga (UAN, Angola), Livio Sansone (UFBA, Brasil), Isabel Casimiro (UEM, Moçambique), José Machado Pais (ICS, Lisboa); Secretária: Susana Viegas (ICS, Lisboa); Tesoureiro: Casimiro Balsa (FCSH UNL, Lisboa). Colaborou ainda como Secretária Interina Susana Soares Branco Durão. Assim, em 10 de agosto de 2021 completou 10 anos de fundação da AILPcsh, que foi marcado pela atual Direção com o lançamento do Selo 10 anos na Assembleia Geral do III CONAILPcsh em 17 de setembro de 2021, com o propósito de até agosto de 2022 desenvolver o projeto Memória AILPcsh – 10 anos.

Destaca-se entre os marcos da gestão da primeira Diretoria – 2011-2015 – a institucionalização da Associação e a realização do I Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (I CONAILPcsh) e o XII CONLAB, realizados no período de 01 a 05 de fevereiro de 2015 na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal, sob o tema “Imaginar e Repensar o social – Desafios às Ciências Sociais em Língua Portuguesa, 25 anos”.

No projeto Memória 10 anos da AILPcsh, importa reconhecer investigadores/as e instituições que são pilares dessa trajetória, que tem seu marco inicial no histórico I CONLAB realizado em 1990 e que desde aquela década a constituição da Associação fez parte dos anseios da comunidade acadêmica do campo das ciências sociais e humanas. O breve historial da Associação, dos Órgãos Sociais e dos Congressos encontra-se disponível em https://ailpcsh.org/

Para além da primeira Diretoria e dos membros dos Órgãos Sociais de 2011-2015 (https://ailpcsh.org/orgaos-sociais-2011-2015/), é importante registrar o imprescindível apoio dos primeiros Sócios Beneméritos da Associação: o Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa, tendo o ICS sido a primeira sede da Associação. Ambas as Instituições foram pilares na constituição da Associação, inclusive com o apoio jurídico para o seu registro, aliada a dimensão acadêmica, cujo ápice foi a realização do XII CONLAB e I CONAILPcsh sediados pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Importante ainda registrar a contribuição do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, Portugal, e da Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (FLACSO), Brasil, como Sócios Colectivos. Ao abrigo dos Estatutos da Associação, são estabelecidas as normativas de categorizações de sócios (https://ailpcsh.org/estatutos/).

Memórias AILPcsh – 10 anos prosseguirá com homenagens e reconhecimento público de pessoas e instituições que fizeram e fazem a história coletiva da Associação.