A Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (AILPcsh) congratula-se com a reeleição, por unanimidade, da socióloga uruguaia Karina Batthyány para mais um mandato como Diretora Geral do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO).

Aclamada por delegados/as dos Centros Membros de CLACSO ao final da XXVII Assembleia Geral Ordinária do CLACSO, realizada no último dia 06 no Centro de Exposições e Congressos UNAM, na cidade do México, Karina Batthyány dirigirá o CLACSO no período de 2022-2025.

Para a AILPcsh a aproximação com o CLACSO tem sido muito importante. Karyna Batthyány acolheu nosso convite para parcerias e integração das ciências sociais e humanas da América Latina e Caribe, com países em língua portuguesa, que tem no Brasil uma interseção de atuação e nos países africanos ancestralidades de países de abrangência de CLACSO, aliado à importância de Portugal no cenário deste campo científico e o potencial de colaboração com o Timor Leste.

O planejamento e organização do XV Congresso Luso-Afro-Brasileiro (CONLAB) e do IV Congresso Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (CONAILPcsh), a se realizarem na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), em Cabo Verde, África, está em processo e a parceria com o CLACSO é uma das prioridades dos Órgãos Sociais da Associação. O fomento de ações integradas entre a AILPcsh e o CLACSO potencializarão o fortalecimento das ciências sociais e humanas numa perspectiva transcontinental de cooperação solidária no Sul global.

Importante destacar que no XIV CONLAB e III CONAILPcsh contamos com a inestimável contribuição do CLACSO com a participação da Dra. Laura Rovelli, da Argentina, na Sessão Temática Redes de Pesquisa em Ciências Sociais no Sul Global: Que Desafios e Possibilidades na Atualidade?, que contou ainda com o Dr. Brahim El Morchid, do Marrocos, em representação do Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais na África (CODESRIA) e a moderação do Dr. Odair Varela, da Universidade de Cabo Verde e secretário da AILPcsh.

Triangular parcerias AILPcsh, CLACSO e CODESRIA é um objetivo estratégico de fortalecimento das ciências sociais e humanas no contexto do Sul global, congregando forças de diversos continentes.

https://www.clacso.org/karina-batthyany-reelecta…/