A Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (AILPcsh) e a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), universidade anfitriã, tem a satisfação em lançar o XV Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais (CONLAB) e do IV Congresso da AILPcsh (CONAILPcsh), a serem realizados no período de 26 a 28 de setembro de 2023 na Uni-CV, na cidade da Praia, Ilha de Santiago, em Cabo Verde.

A programação dos Congressos contemplará Conferências, Sessões Temáticas, Mesas Redondas (MRs), Grupos de Trabalho (GTs), Comunicações Orais (COs), atividades culturais, reuniões de Redes, bem como a realização de Assembleia Geral para escolha dos novos membros dos Órgãos Sociais da Associação, entre outras pautas para o fortalecimento da Associação.

Conclamamos a comunidade científica e a sociedade civil a engajar-se nessa mobilização acadêmica e social em torno de uma temática da mais alta relevância em escala mundial – Reinventando a Democracia num Mundo de Inseguranças: Desafios para as Ciências Sociais e Humanas.

O site dos Congressos será lançado ainda no mês corrente de fevereiro com as chamadas de submissão de propostas de Mesas Redondas (MRs) e Grupos de Trabalho (GTs). Posteriormente serão abertas as inscrições de propostas de Comunicações Orais (COs).

O Comitê Integrado (CI) que congrega a Direção da AILPcsh e da Uni-CV, o Comitê Científico Internacional (CCI) e o Comitê Organizador Internacional (COI), que aglutinam acadêmicos/as e instituições de todos os países de língua portuguesa, estão envidando esforços para a realização de Congressos relevantes academicamente e com pertinência social, aglutinando assim cientistas sociais e de outros campos disciplinares que dialogam com as ciências sociais e humanas, bem como entidades da sociedade civil e de movimentos sociais, professores/as e estudantes do ensino superior, secundário e básico.

Cabo Verde é o terceiro país africano a sediar o CONLAB, na sua trajetória de mais de trinta anos, o que é motivo de orgulho e satisfação para a Associação, que tem na sua missão promover a itinerância de sedes dos seus Congressos, em sua maioria até então sediados pelo Brasil e Portugal. Angola e Moçambique são os países africanos que também já sediaram o CONLAB.

São encontros e encantos à vista em setembro de 2023. Para além de debates, circuitos de visitas na Ilha de Santiago serão oferecidos para oportunizar maior interação com o país e reconhecimento de marcos históricos e culturais que irmanam países de língua portuguesa. Atividades nos dias 24, 25, 29 de setembro também serão oferecidas. Cabo Verde é lindo, nosso país irmão.

Celebrações rumo ao centenário de Amílcar Cabral estão na agenda dos Congressos, bem como Mostra de Cinemas, música e danças caboverdianas, circuito de visita na Cidade Velha, lançamento de publicações, entre outros.

Acompanhem as redes sociais da AILPcsh e fiquem atentos/as para o lançamento do site e divulgação das chamadas de submissão de propostas.