Vem com a gente para a Conferência de Encerramento do CONLAB em 28 de setembro de 2023 às 16h30 na presença especial de Elísio Macamo que é Professor de Sociologia e Estudos Africanos na Universidade de Basileia, na Suíça. Os seus interesses de investigação incluem o risco e o desastre, o desenvolvimento e a religião.
Recentemente, o seu trabalho tem-se centrado em questões metodológicas nas ciências soc
iais. Este interesse encontra apoio imediato em dois projectos em curso. Um deles chama-se “virar a mesa” (com colegas na Suíça e no Reino Unido) e consiste numa tentativa de aplicar conceitos desenvolvidos no Sul global à investigação na Europa. O outro é um projecto de formação pós-doutoramento em parceria com a Universidade de Frankfurt (Alemanha) e o Instituto Point Sud em Bamako. Este último concentra-se na formação em investigação básica (em vez de aplicada) a fim de estimular uma melhor elaboração conceptual dos problemas para os quais a investigação aplicada procura soluções. Formou-se em Moçambique, Inglaterra (Mestrado em Sociologia e Política Social, Universidade do Norte de Londres) e Alemanha (Doutoramento e Licenciatura em Sociologia Geral e Sociologia do Desenvolvimento, Universidade de Bayreuth). Desde 2009, ele é Professor de Sociologia e Estudos Africanos em Basileia, onde começou como Professor Assistente, tornou-se Professor Associado em 2015 e é Professor Titular desde 2018. Foi Director do Centro de Estudos Africanos na mesma universidade entre 2010 e 2018 e Chefe do Departamento de Ciências Sociais entre 2015 e 2018. Actualmente é Chefe da Área Académica do Seminário de Sociologia do mesmo departamento e Director do Programa de Doutoramento em Estudos Africanos. Foi membro do Conselho Científico do CODESRIA, Bolseiro do Instituto de Estudos Avançados de Berlim, Investigador pós-doutorando no Centro de Estudos Africanos de Lisboa, Bolseiro do Instituto de Estudos Avançados de Stellenbosch (STIAS), Professor visitante em várias universidades no Brasil, Moçambique, Angola, Cabo Verde e Portugal. É actualmente membro do Conselho do Instituto Internacional Africano em Londres, membro do Conselho Consultivo do Instituto Merian de Estudos Avançados em Acra e membro dos comités editoriais e científicos de várias revistas científicas (African Sociological Review, Journal of Higher Education in Africa, Africa Spectrum, DADOS, etc.).
Para falar sobre o tema: Que futuro? O contributo das ciências sociais na reflexão científica e crítica sobre futuros possíveis viáveis.