A Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (AILPcsh), com apoio da Universidade do Estado da Bahia ( UNEB), o Círculo Extremo – Sul Baiano da Luta Antimanicomial e o Movimento Social Saúde Mental de Janeiro a Janeiro realiza o segundo debate no âmbito do I Ciclo Internacional de Debates “Democracia: Soberania, Direitos, (Des)Igualdades e Diversidade em foco.
O debate terá como tema: “SAÚDE MENTAL PÚBLICA EM TEMPOS DE CRISE – UM DIÁLOGO ENTRE PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA”.
Pretendemos desenvolver um diálogo que tem por objetivo, colaborar para o conhecimento mútuo sobre a Saúde Mental pública de diferentes países de língua portuguesa, bem como para o fortalecimento de subjetividades, coletividades e resistências frente às ameaças ao cuidado humanizado e democrático em Saúde.
Convidados/as:
Maria de Lurdes Bento Sive – Psicóloga clínica na cidade de Maputo/ Moçambique.
Honório Isaías – Especialista em mudança social e do comportamento – Moçambique.
Odete Andrade Mota – Enfermeira, Mestra em Enfrmagem em Saúde Mental e Psiquiatria. Docente na Universidade de Cabo Verde (Uni – CV).
Eduardo Mourão Vasconcelos – Psicólogo/Cientista Político/ Professor aposentado da UFRJ e ativista Antimanicomial – Brasil.
Cláudia Nogueira – Socióloga, investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra – Portugal.
Mediação :
Marilia Martins de Araujo Reis – Psicóloga, doutoranda e Mestra em Estado e Sociedade – UFSB, Professora na UNEB, ativista Antimanicomial – Brasil.
Data: 28 de novembro de 2022 (segunda-feira)
Horário: 14h Brasil/ 16h Cabo Verde/17h Guiné Bissau/
17h São Tomé e Principe/17h Portugal/19h Moçambique
Transmissão pelo Facebook e YouTube da AILPcsh:
Participem conosco! É importante debatermos os contributos das ciências sociais e humanas para a Democracia no mundo, a escalada de conservadorismo que se alastra, mas também as lutas e resistências que pautam direitos e são afirmativas de que outro mundo é possível.