Um dos atuais Vice Presidentes da AILPcsh, Carlos Cardoso, investigador e Diretor Geral do Centro de Estudos Sociais Amílcar Cabral (CESAC), da Guiné-Bissau, assume a Presidência da AILPcsh até a próxima Assembleia Geral, a realizar-se a 17 de setembro de 2021.

A atual Presidente Eurídice Monteiro formalizou junto da Direção da AILPcsh seu pedido de licença da função por tempo indeterminado em face do honroso convite para exercer o cargo de Secretária de Estado de Ensino Superior de Cabo Verde. A AILPcsh reconhece o inestimável contributo de Eurídice Monteiro para o fortalecimento da Associação e deseja-lhe sucesso no desafiante posto que ora assume. Conheça aqui a importante  trajetória académica de Eurídice Monteiro.

O atual mandato dos órgãos sociais da AILPcsh vigora até setembro de 2023. A Direção, comprometida com o fortalecimento da Associação e com a democracia interna nas instâncias deliberativas, apresentará proposta de atualização de seus órgãos sociais, a exemplo da Direção e do Conselho Consultivo, para apreciação dos/as Associados/as na próxima Assembleia da Associação.

Carlos Cardoso é formado em Antropologia Social e Filosofia, tendo feito o seu doutoramento em Filosofia na Universidade Friedrich-Schiller, Alemanha, e grau de Mestre em Antropologia Social na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS), Paris, França. Fez um Pós-Doutoramento no Centro de Estudos Africanos do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, em Portugal. Foi Diretor do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa da Guiné-Bissau (INEP) e professor de Sociologia Política na Universidade Lusófona de Lisboa. Até recentemente, foi Diretor do Departamento de Pesquisa do Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África (CODESRIA) com sede em Dakar. Recentemente, fundou e vem dirigindo o Centro de Estudos Sociais Amílcar Cabral. Carlos Cardoso é autor e co-autor de vários livros e artigos versando sobre temas relacionados com a Guiné-Bissau e a África, nas disciplinas de História, Sociologia Política e Antropologia Social.